top of page
Buscar
  • mandaverorg

Instituto Mandaver promove alfabetização de adultos e idosos no bairro do Vergel do Lago

Iniciativa busca o desenvolvimento e a emancipação social da comunidade


Por Iara Melo


Nesta segunda-feira (15), o Instituto Mandaver deu início a mais duas novas turmas para a alfabetização de jovens e idosos. Essa iniciativa, desenvolvida para as famílias atendidas pelo programa de Decolagem Familiar do Favela 3D, visa atender às necessidades únicas de um público marcado por indicadores muito graves de analfabetismo e pobreza extrema, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento, mesmo em fases posteriores da vida.


Em outubro de 2022, foi iniciada a turma piloto do projeto com 8 líderes comunitários do bairro. A segunda fase do projeto, realizada nos primeiros meses de 2023, atendeu 26 pessoas com idades entre 26 e 74 anos. Com uma metodologia baseada nas características da população ribeirinha, foi notória a evolução daqueles que chegaram ao Instituto sem saber sequer escrever o próprio nome.


Turma de Alfabetização | Foto: Marcos da Cruz


Maria Cícera da Silva, de 63 anos, relata que nunca estudou ao longo de sua vida e que essa foi uma grande oportunidade para aprender. “ A primeira vez que estudei na minha vida foi aqui no Mandaver, eu não sabia de nada e aqui aprendi a fazer meu nome. Era como se eu fosse uma criança que tava aprendendo do zero”, afirma Maria Cícera.


No Brasil, aproximadamente 11 milhões de pessoas com 15 anos ou mais são analfabetas, o que representa 6,6% da população nessa faixa etária. Em Alagoas, essa taxa é ainda maior, atingindo 16% para aqueles com 18 anos ou mais, 20,1% para aqueles com 25 anos ou mais, 28,6% para aqueles com 40 anos ou mais e 41,1% para aqueles com 60 anos ou mais.


O bairro do Vergel do Lago é marcado por um histórico de vulnerabilidade socioeconômica e não fica de fora dessa estatística. Cinco em cada 10 pessoas não são alfabetizadas, e dois em cada 10 não sabem fazer contas matemáticas, de acordo com o diagnóstico comunitário produzido pela ONG Gerando Falcões e Kayma Brasil.


Seu José Bezerra fazia parte dessa estatística. Aos 63 anos teve a escrita e a leitura estimuladas pelo projeto e tem notado a mudança que isso causou no seu dia a dia: “Aprendi a fazer meu nome e hoje se eu vejo um ônibus já sei que ônibus é. Eu aprendi muita coisa nesses dois meses, pelo o que aprendi foi uma ajuda muito boa e quero continuar estudando ”, conta seu José.


Turma de Alfabetização | Foto: Marcos da Cruz

"A missão do Instituto vai além da educação individual. Acreditamos que todas as pessoas merecem igualdade de oportunidades, independentemente de sua situação socioeconômica. Por esse motivo, nos comprometemos a promover uma metodologia que visa a potencialização humana, além do empoderamento de sujeitos, para que possam ter sua autonomia", afirma Mirian Albuquerque, coordenadora pedagógica da organização.








Plano de Decolagem Familiar

O plano de erradicação da pobreza está inserido no Favela 3D, um projeto que visa transformar as favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos por meio de ações em moradia, geração de renda, cultura, saúde e esporte. Esse projeto é desenvolvido por meio da parceria entre o Instituto Mandaver, a ONG Gerando Falcões e a Prefeitura de Maceió, atuando juntos no bairro do Vergel do Lago.


Sobre o Instituto Mandaver

O Instituto Mandaver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atua na promoção da cidadania por meio de ações de assistência e empreendedorismo social no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. Seus eixos de atuação na comunidade são oficinas de cultura, esporte e qualificação profissional, sendo assim uma propulsora de geração de renda para diversas famílias, impactando a vida de quase 200 mil pessoas.


Para mais informações sobre as ações realizadas e formas de colaborar com o Instituto Mandaver, entre em contato através dos seguintes canais:


Redes sociais: mandaverorg

Telefone: (82) 9 8715-0444

E-mail: ascom@mandaver.org


41 visualizações0 comentário
bottom of page