top of page
créditosmarcosfelipe.JPG

Desenvolvimento Socioeconômico

1.053

PESSOAS EMPREGADAS

2.221

JOVENS E ADULTOS QUALIFICADOS

5.745

AÇÕES PSICOSSOCIAL

Cultura e Esporte

Ofertamos 7 oficinas para o público infanto-juvenil, de 6 a 17 anos. São aulas de ukulele, ballet, canto, percussão e pintura. As aulas são planejadas por uma equipe pedagógica que acompanha a participação dos alunos. Promovemos eventos culturais e a inserção das crianças e adolescentes em espaços públicos onde apresentam o que aprenderam durante as oficinas. O conceito fundamental é transformar estes locais em redes interativas de inclusão e promoção cultural, vivas e efervescentes, lhes apresentando novos paradigmas e parâmetros de comparação e conhecimento.

Qualificação Profissional e Empregabilidade

Acreditamos no poder da educação. O mercado de trabalho busca pessoas qualificadas e acreditamos que a educação é um grande pilar da transformação social. Tendo isso em vista, atendemos jovens e adultos da comunidade, ofertando cursos profissionalizantes. Cerca de 1.000 alunos concretizaram o sonho de serem inseridos no mercado de trabalho e com isso fortalecemos não só suas vidas, mas de suas família e comunidade.

Ações Psicossociais

A maior parte da população do Vergel sobrevive da renda de suas ações empreendedoras, através da extração e venda do sururu, patrimônio imaterial de Alagoas. Por isso damos suporte a essas famílias que vivem em condições de extrema vulnerabilidade. Com o apoio de grandes parceiros distribuímos, em 2021, quase 6 mil cestas básicas. Oferecemos também suporte psicossocial aos nossos alunos e comunidade, visando compreender as reais necessidades e anseios.

Favela 3D

Somos a primeira Favela 3D do nordeste. O projeto, desenvolvido pela organização não governamental Gerando Falcões, chegou em Maceió em meados de 2021 e desde então temos avançado expressivamente.

 

Temos por objetivo transformar a favela em um local Digno, Digital e Desenvolvido, erradicando a pobreza por meio da autonomia social e financeira das famílias e do desenvolvimento econômico e territorial do Vergel do Lago. Atualmente são 207 famílias acompanhadas por uma equipe multidsciplinar durante todo o processo do plano de decolagem familiar.

Arena Mandaver

A primeira arena gamer na favela em Alagoas promove a inclusão de jovens e adultos no mundo tecnológico por meio do E-sports, cursos de informática básica e manutenção de computadores. Projeto realizado por meio de emanda parlamentar, em execução desde julho de 2022.

Trilha de Carreira

Com o investimento social do Instituto Nelson William, iniciamos o projeto Trilha de Carreira" em fevereiro de 2023. Um ambiente que desenvolverá a emancipação social e econômica de jovens e adultos do bairro do Vergel do Lago, rompendo assim, com a pobreza extrema. 

Empoderamento Feminino

Em um local tomado pela representatividade feminina apoiamos a autonomia da mulher. Por meio do programa Potência Feminina alcançamos o número de 5.456 mulheres qualificadas. As suas trajetórias tem em comum não só o local em que vivem, mas todo o cenário social que não dava perspectivas de um futuro melhor. Acreditamos que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda só a realidade de sua família, mas também a da sociedade

Oficina Escola

Nesse projeto, em parceria com a Braskem, proporcionamos cinco diferentes cursos práticos visando o desenvolvimento comunitário, empreendedorismo, formação e geração de renda. São cursos de confeitaria, barbeiro, design de sobrancelhas, produção de salgados e manicure.

Voluntariado Mirim

É programa fixo do Instituto, cujo objetivo é envolver adolescentes na causa social, desenvolvendo suas habilidades e competências. Os alunos são matriculados, com idades entre 12 e 17 anos, incentivados a auxiliar nas atividades das oficinas de cultura e esporte, bem como em outros setores da instituição. Buscando proporcionar aos voluntários oportunidades de crescimento pessoal, cultivando senso de responsabilidade, espírito colaborativo, habilidades de comunicação e liderança.

Programa de Decolagem Familiar

O programa faz parte do projeto Favela 3D, que busca intervir de forma especializada, abrangendo diferentes aspectos da vida das famílias atendidas. Por meio do trabalho conjunto, objetivamos promover a inclusão, o desenvolvimento socioeconômico, a convivência comunitária, o equilíbrio emocional e social, o pleno exercício da cidadania e a quebra do ciclo de pobreza.

Mandaver na Leitura

Programa para incentivar a leitura e o desenvolvimento de sujeitos sociais, conscientes, reflexivos e críticos. Nesse projeto literário teremos, contação de histórias, grupo de leitura, sarau entre outras ações que incentivam a leitura e alfabetização, bem como reforço de aprendizagem.

bottom of page