top of page
Buscar
  • mandaverorg

Instituto Mandaver ganha um novo equipamento social

O ambiente multidisciplinar será destinado ao desenvolvimento da comunidade do Vergel


Por Iara Melo


Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (06) o Complexo Cultural e Esportivo, a mais nova instalação do Instituto Mandaver. Localizado na principal avenida do bairro do Vergel do Lago, foi construído para reunir alunos e membros da comunidade que participam das ações proporcionadas pela organização. O evento de inauguração contou com a presença de líderes comunitários, representantes de instituições e empresas parceiras e dos colaboradores.


Corte da faixa de inauguração | Foto: Marcos da Cruz

De acordo com Lisania Pereira, presidente do Instituto Mandaver, o espaço será destinado a transformação territorial e emancipação social das famílias: “ Aqui atenderemos boa parte do escopo educacional do Instituto, construímos salas para desenvolvimento e formação da comunidade. Trabalharemos com oficinas culturais e de esporte, além de cursos de empreendedorismo, alfabetização, formação tecnológica de jovens e adultos e tudo isso trazendo esse sentimento de pertencimento da comunidade aos espaços.”.


Desenvolvimento territorial


O bairro do Vergel do Lago, em Maceió, possui um histórico de vulnerabilidade socioeconômica mesmo sendo o berço de um patrimônio imaterial do estado: o Sururu. Segundo o diagnóstico comunitário, realizado entre os anos de 2021 e 2022, 78% das famílias vivem com renda menor que um salário mínimo.


Para Fábio Farias, membro do conselho consultivo, a criação de instalações de qualidade proporcionará geração de renda e oportunidades para todos: “ é gratificante ver tanta entrega e realização pela equipe do Mandaver. Ser conselheiro é algo que me orgulha desde sempre, passamos por fases muito difíceis, mas importantes para chegarmos onde estamos hoje.”, afirma Fábio.



Dispor desses espaços na comunidade para receber a população é um meio de se conectar com os anseios daquelas pessoas e assim oferecer o melhor para quem mais precisa, afirma Antonio Carvalho, secretário do Gabinete de Governança, que atua em parceria com a instituição no projeto Favela 3D no território.


Serão recebidas nesse prédio cerca de 500 crianças e jovens para oficinas de pintura, ballet, ukulele, futebol, teatro, percussão e coral. Além das turmas de E-sports, empreendedorismo e empregabilidade.


Sobre o Instituto


O Instituto Mandaver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atua na promoção da cidadania através de ações de assistência e empreendedorismo social no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. Seus eixos de atuação para com a comunidade são oficinas de cultura, esporte e qualificação profissional, sendo assim uma propulsora de geração de renda para diversas famílias que já impactou a vida de quase 200 mil pessoas.


128 visualizações0 comentário
bottom of page