top of page
Buscar
  • mandaverorg

Banco Laguna promove educação financeira aos moradores do Vergel do Lago

A iniciativa do Instituto Mandaver vem ganhando visibilidade no Brasil


Por Iara Melo


O Banco Laguna surgiu com o intuito de mudar a realidade da comunidade do Vergel do Lago, que vive em vulnerabilidade socioeconômica. Segundo o diagnóstico comunitário, produzido em 2021 pela ONG Gerando Falcões e Kayma, 78% das famílias do bairro vivem com uma renda menor que um salário mínimo e a falta de educação financeira agrava esse cenário.

De acordo com o Banco Central (BC) a bancarização no Brasil não passou por um processo de educação financeira adequado. E visando suprir essa deficiência a tecnologia social foi criada com metodologias transformadoras, desenvolvidas e aplicadas na própria comunidade de atuação.

O bairro do Vergel, apesar de ser o berço do patrimônio imaterial do estado, o Sururu, ainda sim é um dos mais vulneráveis da capital alagoana. Desse modo o projeto visa trabalhar o assunto nas famílias de modo a adaptar essas temáticas complexas, como gestão financeira, de uma forma mais didática.


Todo o trabalho do Banco Laguna é realizado em conjunto com uma equipe multidisciplinar de pegagogos, psicólogos e assistentes sociais, para que assim as famílias tenham suas especificidades compreendidas de modo a facilitarem todo o processo de aprendizado. Uma pessoa que passa por essa trilha de educação financeira estará preparada para fazer boas escolhas e conseguirá fazer o uso correto das suas finanças, promovendo um desenvolvimento efetivo em suas vidas.



"Para iniciar o processo de educação financeira é importante compreender como essas pessoas se relacionam com o dinheiro e suas finanças. Por isso realizamos um momento de conversa e aplicamos um questionário para que assim possamos desenvolver um conteúdo mais assertivo.", conta Lisania Pereira, presidente do Instituto Mandaver.

As atividades promovidas pelo projeto ganhou notoriedade nacional, onde está concorrendo, na categoria ONG, ao maior prêmio de educação financeira do Brasil. O prêmio tem o objetivo de reconhecer pessoas e projetos focados na transformação da educação financeira do país.

A votação popular foi iniciada no dia primeiro de março e segue até o dia 19. Os vencedores das categorias receberão R$ 30 mil, enquanto os demais finalistas levam R$ 10 mil cada um. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de março e a votação popular acontece por meio do site oficial do prêmio: https://www.premioeducacaofinanceira.com.br/finalistas




60 visualizações0 comentário
bottom of page